Argamassa impermeabilizante industrializada, semiflexível, bicomponente (A+B), à base de cimentos especiais, aditivos minerais, polímeros de excelente característica impermeabilizante, e a incorporação de fibras sintéticas (polipropileno).
VANTAGENS:
Incorporação de fibras sintéticas na composição, não sendo necessário a utilização da tela resinada para reforço;
Resistente às altas pressões hidrostáticas, tanto positivas quanto negativas;
Resiste até 60 m.c.a. (metros de coluna d’água);
Apresenta ótima aderência e resistência mecânica;
Não altera a potabilidade da água, sendo atóxico e inodoro;
Aplicado sobre superfícies de concreto, alvenaria e argamassa;
Permite assentamento direto de revestimentos sem a necessidade de proteção mecânica no caso de banheiros, cozinhas e lavanderias, conforme recomendações de uso.
UTILIZAÇÃO:
Impermeabilização de subsolos, cortinas, poços de elevadores;
Muros de arrimo concreto, baldrames, fundações, alicerces, paredes internas e externas;
Áreas molhadas e molháveis como banheiros, cozinhas, lavanderias, áreas de serviços e lavabos;
Pisos em contato com o solo;
Reservatório de água potável enterrado;
Estruturas sujeitas a infiltração do lençol freático;
Sistema duplo Viaplus® 2000 e Viaplus® 7000 Fibras ou Viaplus® 6000 fibras ou Viaplus® 5000 estruturada com tela de poliéster Mantex para reservatório de água potável apoiado e elevado;
Sistema duplo Viaplus® 2000 e Viaplus® 7000 para piscinas em concreto enterradas/ espelhos d’agua enterrados;
O substrato deverá apresentar-se limpo, sem partes soltas ou desagregadas, nata de cimento, óleos, desmoldantes ou qualquer tipo de material que possa prejudicar a aderência. Quando em estrutura de concreto recomenda-se o lixamento mecânico ou manual, com lavagem posterior empregando jato de água de alta pressão.
Paredes de concreto no sistema moldado em obra devem ser previamente lixadas (manual ou mecanicamente) e lavadas empregando jato de água de alta pressão a fim de propiciar limpeza e abertura dos poros e aumentar a rugosidade superficial do local a ser impermeabilizado.
Os ninhos e falhas de concretagem deverão ser tratados com argamassa de reparo estrutural EucoRepair VI 60 ou EucoRepair V50, garantindo assim resistências iguais ou superiores ao da estrutura reparada.
As tubulações deverão ser chumbadas com Viapoxi Adesivo Gel ou Viagraute na fase de concretagem, como também serem fixadas com flanges e contra flanges para um perfeito arremate da impermeabilização. Não poderá haver emendas das tubulações embutidas no concreto.
Em superfícies horizontais que terão a necessidade de escoamento de água, fazer a regularização com caimento mínimo de 0,5% em áreas internas em direção aos pontos de escoamento de água.
A argamassa de regularização deve ser preparada com argamassa de cimento e areia média, traço 1:3, utilizando água de amassamento composta de 1 volume de emulsão adesiva Viafix e 2 volumes de água para maior aderência ao substrato.
Esta argamassa deverá ter acabamento desempenado (desempenadeira de madeira) com espessura mínima de 2 cm. Todos os cantos e arestas deverão ser arredondados para melhor acomodação do produto.
Nas áreas verticais em alvenaria, inicie o chapisco de cimento e areia média, traço 1:3, seguido da aplicação de uma argamassa desempenada, de cimento e areia média, traço 1:4, utilizando água de amassamento composta de 1 volume de emulsão adesiva Viafix e 2 volumes de água.
Aguardar a cura da argamassa de regularização no mínimo 7 dias antes de iniciar a impermeabilização.
Quando ocorrer jorros d'água em estruturas com influência do lençol freático, execute o tamponamento com cimento de pega ultra-rápida ViapolSeca Pó2 Instantâneo, após prévio preparo do local.
Teste de carga plena: Em reservatórios e piscinas, executar teste de carga plena de no mínimo 72 horas, antes da preparação da superfície, conforme ABNT NBR 9574:2008 – Execução da impermeabilização.
Preparação do produto:
O produto é fornecido em dois componentes e estão fracionados para aplicação em forma de pintura:
Componente A (resina) – Dispersão Polimérica;
Componente B (pó cinza) - Cimentos especiais, aditivos impermeabilizantes, plastificantes e agregados minerais.
Adicione aos poucos o componente B (pó cinza) ao componente A (resina) e misture mecanicamente por 3 minutos, dissolvendo possíveis grumos que possam se formar, obtendo uma pasta homogênea.
Após misturado os componentes A e B, o tempo de utilização desta mistura não deverá ultrapassar o período de 40 minutos, na temperatura de 25 °C. Passado este período não recomendamos sua utilização.
Embora o tempo de utilização seja de 40 minutos, se faz necessário nova homogeneização a cada 10 ou 15 minutos. Esta ação evita a deposição dos sólidos no fundo do balde e possibilita a distribuição uniforme do material.
A homogeneização do produto, quando realizada através de misturador ou furadeira, deverá ser realizada com velocidade controlada e no máximo 600 RPM.
Aplicação no tardoz de pedras naturais escuras (traço em volume): 1 parte do componente A (resina) para 3 partes do componente B (pó). Use desempenadeira ou rodo. Para o uso da desempenadeira, aplique inicialmente uma demão com trincha no traço de pintura. Ferramentas: Trincha ou vassoura de pelo, e pincel para detalhes de ralos e tubos emergentes.
Aplicação do produto:
Saturar (SSS – Superfície Saturada Seca) a superfície e aplicar as demãos necessárias para cada caso, conforme tabela de consumo.
As demãos deverão ser aplicadas no sentido cruzado, em camadas uniformes, com intervalos de 2 a 6 horas dependendo da temperatura ambiente até atingir o consumo especificado.
Em regiões críticas como ao redor de ralos, calafetar com mástique ViapolSela PU30/40 ou Monopol PU 25 Plus, após a secagem completa do Viaplus® 2000 Fibras.
Espalhe areia peneirada e seca antes da secagem da última demão do Viaplus® 2000 Fibras, para melhor ancoragem da argamassa de proteção mecânica ou revestimento final.
Aguarde a cura do produto por no mínimo 5 dias antes do teste de estanqueidade e execução da proteção mecânica. Em ambientes fechados o período mínimo de cura é de 7 dias.
Em áreas abertas ou sob incidência solar, promova a hidratação do Viaplus® 2000 Fibras a cada 24 horas até o recebimento da camada de proteção.
Nota: Quando utilizado o produto juntamente com o Viaplus® 5000, Viaplus® 6000 Fibras, ou Viaplus® 7000 Fibras, o intervalo de transição entre os produtos não deve transcender ultrapassar o tempo de 1 a 2 horas (de acordo com a temperatura ambiente).
Teto do Reservatório
Impermeabilizar o teto do reservatório com aplicação do Viapoxi Coat ou Vitpoli Eco – 1 kg/m², para obter barreira de vapor e proteger a estrutura contra corrosão.
RECOMENDAÇÕES DE USO:
Em reservatórios após a cura total do produto, lave com água e sabão neutro utilizando vassoura de pelo antes do primeiro carregamento de água para consumo humano ou animal.
Após a impermeabilização, realizar o teste de estanqueidade conforme recomendações da norma ABNT NBR 9574:2008 – Execução da impermeabilização.
Recomenda-se a utilização de argamassa de proteção mecânica no piso para aplicação em reservatórios de água, devido aos serviços de limpeza que estas áreas estão sujeitas.
No caso de assentamento do revestimento final sobre o impermeabilizante Viaplus® 2000 Fibras utilizar argamassa colante AC III.
PROTEÇÃO MECÂNICA (SE NECESSÁRIO):
Horizontal:
Execute argamassa de proteção mecânica de cimento e areia traço 1:3, desempenada com espessura mínima de 3 cm.
Vertical:
Sobre a impermeabilização, execute chapisco de cimento e areia, traço 1:2, seguido da execução de uma argamassa desempenada de cimento e areia média, traço 1:3, utilizando água de amassamento composta de 1 volume de emulsão adesiva Viafix e 2 volumes de água.
RESTRIÇÕES DE USO:
Não adicione em hipótese alguma água na mistura do Viaplus® 2000 Fibras.
Não é recomendado utilizar sobre Gesso Acartonado (drywall);
Deve-se evitar também a aplicação sobre marcações existentes como pinturas, termoplásticos e sobre outros tipos de impermeabilizantes não compatíveis;
Estruturas sujeitas a fissuração;
Não utilizar o Viaplus® 2000 Fibras sobre massa de regularização que contenha cal ou hidrofugo. Caso seja necessário, substitua o cal ou hidrofugo por Viacal;
Áreas expostas às intempéries;
Não utilizar o Viaplus® 2000 Fibras em reservatório de água potável ou estação de tratamento de água (E.T.A), quando o pH for inferior a 6,0.
RENDIMENTO APROXIMADO:
Umidade de solo ou água de percolação - 6 m² a 9 m²
Pressão hidrost. positiva. no mínimo 25 m.c.a. - 4,5 m² a 6 m²
Pressão hidrost. negativa até 10 m.c.a. - 3,6 m² a 4,5 m²
Não armazenar o produto em contato direto com o piso que esteja úmido ou em contato com o solo.
A temperatura máxima para armazenagem é de 25ºC.